quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Exercícios sobre Artrópodes

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Instruções:
Leia atentamente os exercícios e resolva-os.

01. (FUVEST)

a) Dê duas características comuns aos crustáceos, insetos e aracnídeos.



b) Dê uma característica específica (própria) de cada um desses grupos.




02. (UNICAMP) Indique a classe de Artrópodes mais abundante em ecossistemas lacustres e a mais abundante em ecossistemas marinhos.




03. (FGV-SP) - No aniversário de uma cidade à beira-mar, um restaurante promoveu um "Festival de Crustáceos": lagosta, camarão, ostra e mexilhão.
Quais desses animais não deveriam estar incluídos no cardápio? Por quê?



04. (UNESP) - O camarão e a abelha são animais pertencentes ao mesmo filo, embora separados em classes distintas. Escreva:

a) duas características que permitam agrupá-los no mesmo filo;


b) duas características que os separam em classes distintas.

 
 
05. (PUC-SP) Numa aula de biologia os alunos classificaram os artrópodes que o professor Ihes apresentou em três grupos, de acordo com características que distinguiam cada grupo dos demais:

I - aranha e besouro.
II - barata e escorpião.
III - caranguejo e siri.

O professor disse que a classificação estava errada.

a) Reagrupe os animais, corrigindo os erros.
  I -
 II -
III -

b) Cite uma característica externa exclusiva de cada grupo que você formou.


 
06. (UNESP) Acariciando seu cão de estimação, você encontra uma pulga e um carrapato, ambos artrópodes ectoparasitas (parasitas que vivem fora do corpo do hospedeiro).

a) A que classes pertencem a pulga e o carrapato?
b) Caracterize-os com relação ao número de patas e divisão corporal.


07. (UFV) Considere uma coleção de Artrópodes incluindo organismos das classes: Crustáceos, Insetos, Aracnídeos, Diplopódes e Quilópodes.

a) Diferencie os diplópodes e dos quilópodes dessa coleção, utilizando uma característica externa exclusiva de cada classe.


b) Escreva duas vantagens do exoesqueleto presente nos artrópodes terrestres.




08. (UFLAVRAS) Escreva as estruturas utilizadas nas trocas gasosas, nos seguintes grupos:

Insetos-                                                      Quilópodes-
Aracnídeos-                                                Diplópodes-
Crustáceos-
 

09. (UFG) Durante trabalho de campo, um biólogo realizou coleta de invertebrados, obtendo os indivíduos relacionados a seguir: abelha, aranha, besouro, camarão, caranguejo, escorpião, formiga, grilo, lagosta e mosca.
Agrupe estes animais segundo a classe taxonômica a qual pertencem. Nomeie estas classes.






10. (UFRRJ) "... tropeço em uma pedra e observo uma cavidade descoberta com uma aranha imensa de pelo vermelho me olha fixamente, imóvel, grande como um caranguejo...".
Um besouro dourado me lança sua emanação mefítica, enquanto desaparece como um relâmpago seu radiante arco-íris..."
Pablo Neruda

No trecho acima são citados alguns animais. Responda:

a) a que filo pertencem esses animais? _____________________________

b) Cite a classe a que pertence cada um desses animais, dando duas características que permitiram chegar a essa conclusão.

 
 

Questões resolvidas:

1-O caranguejo-uçá vive na região entremarés dos manguezais, ambientes pobres em cálcio e magnésio. Em determinada época do ano, os órgãos internos do caranguejo-uçá ficam com uma cor leitosa. Nessa época, os catadores o denominam de caranguejo-leite e dizem que "ele não presta para comer porque é amargo, dá tontura e dor de barriga". Os catadores experientes reconhecem o caranguejo-leite pelo tato, pois ele apresenta carapaça mole e quebradiça.
Identifique o processo que transforma o caranguejo-uçá em caranguejo-leite e explique por que seus tecidos assumem uma coloração leitosa.

Resposta: 
O processo se chama muda ou ecdise.
Antes de deixar a carapaça velha (exoesqueleto), o caranguejo-uçá, assim como outros artrópodes, dissolvem a parte interna do exoesqueleto antigo. Uma vez que sua dieta é pobre em substâncias minerais, ele incorpora grande parte dos carbonatos de cálcio e de magnésio da carapaça antiga à sua corrente sanguínea, utilizando-os na síntese do novo exoesqueleto.


2- Os artrópodes representam um dos grupos zoológicos com maior número de espécies, vivendo nos mais diferentes hábitats.

a) Aspectos biológicos desse grupo que permitiram seu grande sucesso evolutivo.
1 - Formação de um exoesqueleto quitinoso impermeável que dificulta a perda de água, favorecendo a sobrevivência em diferentes ambientes.

2 - Respiração através de brânquias, traquéias e filotraquéias. Através das traquéias e filotraquéias eles conseguem retirar o oxigênio diretamente do ar atmosférico favorecendo a sua sobrevivência.

3 - Excreção de ácido úrico - isso produziu uma grande economia de água, favorecendo a sua sobrevivência em diferentes ambientes.

4 - Poderia ser citado o seu sistema nervoso desenvolvido, com duas ou quatro antenas e cerdas sensitivas.

b) Exemplos de animais artrópodes para cada aspecto biológico abordado na resposta anterior.
1 - Exoesqueleto quitinoso: besouro, aranha, siri, etc.

2 - Respiração traqueal: insetos em geral, mosca, mosquito, embuá, centopeia etc.
     Respiração filotraqueal: aranhas e escorpiões.
     Respiração branquial: crustáceos - siri, caranguejo.

3 - Excreção de ácido úrico - artrópodes em geral.

4 - duas antenas: insetos (moscas, mosquitos); quatro antenas: crustáceos (siri, lagosta), cerdas sensitivas: aracnídeos (aranhas e escorpiões).

Informações:
1- Os invertebrados relacionados percebem os estímulos luminosos por meio de diferentes tipos de órgãos visuais; dentre eles, o ocelo e o olho composto.

   Os ocelos são estruturas visuais pequenas e isoladas, constituídas de células sensoriais, revestidas por células pigmentadas, conectadas ao nervo ótico. Os ocelos detectam a intensidade e direção da luz, mas não são capazes de formar imagem.
Os olhos compostos são estruturas visuais grandes formando par, constituídos de muitas unidades visuais hexagonais, denominadas omatídeos, e dotados de córnea e cristalino. Cada omatídeo capta uma pequena parte da cena observada e a transmite ao sistema nervoso, que compõe as imagens parciais, de modo a produzir uma imagem total definida.



2- O carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) pode transmitir ao homem a febre maculosa, uma grave enfermidade causada pela Bactéria Rickettsia rickettsii. Esse ácaro tem como hospedeiros preferenciais os eqüinos, mas também ataca bovinos, cães, capivaras e outros animais, além do homem. Nos últimos anos, por falta de predadores naturais, o número de capivaras vem aumentando em algumas áreas urbanas do interior do Estado de São Paulo e com esse aumento casos de febre maculosa tem ocorrido. Folhetos distribuídos pelos órgãos de saúde recomendam evitar o contato com a grama e o mato de locais com presença de capivaras, pois as larvas e ninfas do carrapato ficam nas folhas e acabam se prendendo a pele humana. Ao sugar o sangue, o carrapato transmite a Rickettsia.Os folhetos informam ainda que a febre maculosa não é transmitida de uma pessoa para outra.

4 comentários:

  1. Delza já vou começar os seus exercícios...
    MELHORAS...
    bjinhos Luiza

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  2. Delza, a questão 6 está sem tirinha...

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  3. Vi os exercícios, irei resolvê-los!
    Beijo Cássia.

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  4. Ei Delza vi os exercícios sobre artrópodes e irei fazê-los. Beijinhos,
    Iana

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