sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Exercícios resolvidos sobre artrópodes.

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Questões resolvidas sobre ARTRÓPODES.


O artrópode representado na figura é a centopeia ou lacraia. Possui corpo dividido em cabeça e tronco alongado e segmentado, muitas patas articuladas, saindo de cada segmento um par de patas - classe quilópodes.

01. (UNICAMP) - João é estudante do 2° grau e passou a manhã toda observando os animais em uma mata. Indique qual o filo de animais que deveria estar mais representado nas observações de João e duas características importantes deste filo.

Resposta:
O filo que mais deveria estar representado era o dos Artrópodes, que se caracteriza por exibir o corpo segmentado, apêndices (patas) articulados e exoesqueleto quitinoso.



02. (UNICAMP) O número de espécies dos grandes animais está proporcionalmente representado no diagrama abaixo.



Clique para ampliá-la

a) Um dos filos inclui a classe de invertebrados mais abundante em número de espécies. Qual é essa classe?
b) Indique duas características morfológicas que contribuíram para o sucesso dessa classe. Justifique.


Resposta:
a) A classe dos insetos.

b) O seu exoesqueleto quitinoso protege contra a perda excessiva de água e contra alguns predadores. A presença de asas e de patas articuladas facilita o seu deslocamento. Aparelhos bucais diversificados permitiram explorar diferentes recursos alimentares.



03. (UNICAMP) - Indique três características da classe de animais que inclui indivíduos com capacidade de vôo durante a fase adulta e quatro pares de falsas patas durante a fase larvária.

Resposta:
Os organismos que têm capacidade de vôo na fase adulta e falsas patas na fase larval são os insetos.

As três características básicas dos insetos são: um par de antenas (díceros), seis patas (hexápodes) e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.



04. (FUVEST) Nos insetos o sistema respiratório está desvinculado do sistema circulatório.
a) Como é esse sistema respiratório?
b) Qual a função do sistema circulatório nesses organismos?


Resposta:
a) Sistema respiratório traqueal, pelo qual os gases passam diretamente do meio externo para as células, através de uma rede de tubos.

b) O sistema circulatório dos insetos não transporta gases, apenas alimentos e excretas que serão eliminados.





05. (UFRJ) Os insetos possuem sistema circulatório aberto e, em sua hemolinfa, não existem pigmentos como a hemoglobina ou a hemocianina - pigmentos responsáveis pelo transporte de oxigênio em outros animais. A maioria dos insetos é capaz de voar por períodos longos, o que implica necessariamente grande esforço muscular associado a um consumo elevado de oxigênio.
Explique como é possível para os insetos, na ausência de pigmentos transportadores, obter o oxigênio necessário ao vôo


Resposta:
O sistema respiratório dos insetos é traqueal. Neste sistema o oxigênio é conduzido pelas ramificações das traqueias diretamente às células. O "sangue" transporta nutrientes e excretas.



06. (UNICAMP) Leia com atenção o que Calvin está dizendo às formigas:


a) Justifique, do ponto de vista biológico, a afirmação de Calvin: "se elas estivessem me entendendo, nunca mais teremos problemas com as formigas".
b) Cite dois outros grupos de insetos com modo de vida semelhante ao das formigas.


Resposta:
a) Formigas são insetos sociais com nítida divisão de trabalho. Se algumas pararem de trabalhar na coleta de alimento, todo o formigueiro será comprometido.

b) Abelhas e cupins.



07. (UFPR) Os insetos apresentam três tipos de desenvolvimento pós-embrionário: ametábolo, hemimetábolo e holometábolo.
Descreva-os.
(holo = total; metábolo = mudança; hemi = parcial; "a = não")


Respostas:
1 - Sem metamorfose (Ametábolos) - do seu ovo surge diretamente o imago, forma jovem morfologicamente igual ao adulto,

porém menor. (do ovo se desenvolve um animal idêntico ao adulto).    -     DESENVOLVIMENTO DIRETO.

2 - Com metamorfose parcial ou incompleta (Hemimetábolos) - o ovo desenvolve-se uma ninfa sem asas e incapaz de se

reproduzir. Segue-se o adulto com asas e capaz de se reproduzir. -  DESENVOLVIMENTO INDIRETO


3 - Com metamorfose completa ( Holometábolos) - o ovo origina a larva ou lagarta que origina uma pupa ou crisálida que

evolui para o adulto com asas e capaz de se reproduzir.  - DESENVOLVIMENTO INDIRETO


08. (UDESC) Um dos maiores problemas encontrados pelos agricultores é a existência de insetos que chegam a destruir lavouras inteiras. Contudo, nem todos os insetos, denominados pragas, são daninhos durante todas as fases do ciclo de vida.

a) Qual o papel desempenhado pelas borboletas durante sua fase larval e adulta, em relação ao exposto anteriormente.
b) Escreva um inseto que se apresenta como praga desde a fase jovem até a fase adulta do seu ciclo de vida.

Resposta:

a) Larvas de borboletas se alimentam de folhas porém, quando adultas, ingerem néctar, contribuindo para a polinização de diversas espécies de vegetais com flores.

b) Pulgão.


09. (UFG) Os insetos constituem um grupo de animais que apresenta grande diversidade biológica e desempenha importante papel nos ecossistemas terrestres. Por outro lado, algumas espécies desse grupo podem causar sérios prejuízos à agricultura e à saúde humana e animal.

a) Descreva três adaptações estruturais que contribuíram para o sucesso evolutivo dos insetos, bem como para sua ampla dispersão em ambientes terrestres.
b) Explique o processo de transmissão de uma doença humana, na qual um inseto é o vetor de um protozoário, agente causador dessa doença.

Resposta:

a) Alguns exemplos de adaptações estruturais que contribuíram para o sucesso evolutivo dos insetos:

1. presença do exoesqueleto quitinoso, conferindo maior proteção e menor perda d'água;
2. presença de asas, possibilitando o deslocamento rápido, a fuga de predadores, a obtenção de novas fontes de alimento e outras atividades que envolvem a capacidade de vôo;
3. metamorfose (incompleta ou completa), possibilitando a sobrevivência em condições adversas e a exploração de novos nichos em diferentes estágios da vida do inseto. As formas jovens não competem com os adultos por alimento ou habitat.

b) Alguns exemplos de doenças humanas transmitidas por insetos vetores de protozoários:

Doença de Chagas - causado pelo protozoário: Trypanossoma cruzi. O inseto transmissor é o barbeiro (Triatoma infestans, Pantrongylus megistus, Rhodnius prolixus). Modo de transmissão: transferência da forma infectante do protozoário (tripomastigota) ao homem por meio das fezes do inseto.

Malária - causada pelos protozoários: Plamodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae. O inseto transmissor é a fêmea do mosquito Anopheles sp. O modo de transmissão é a picada de mosquitos fêmeas que inoculam no homem a forma infectante (esporozoítas) do protozoário.

Leishmaniose - causada pelo protozoário: Leishmania brasiliensis. O inseto transmissor é o mosquito-palha ou birigui(Lutzomya sp). Modo de transmissão é através da picada do inseto que inocula no homem as formas infectantes do protozoário.



10. (PUC-SP) O esquema é válido para o desenvolvimento de muitas espécies de insetos:
                                            ovo - larva - pupa - adulto

a) Como é denominada  esse tipo de desenvolvimento?
b) Cite exemplos de insetos que apresentam esse tipo de desenvolvimento.


Resposta:
a) Metamorfose completa.

b) As borboletas, mariposas, os besouros, as pulgas, as moscas e mosquitos.


11. (VUNESP) Os insetos constituem um dos grupos mais antigos e numerosos com características bem definidas. Abordando o tema, fale sobre:

a) O tipo de esqueleto e a divisão do corpo.
b) O tipo de respiração.
c) As fases (desenvolvimento) dos insetos com metamorfose completa.

Resposta:

a) Possuem exoesqueleto quitinoso. O seu corpo é divido em cabeça, tórax e abdome.

b) Os insetos possuem respiração traqueal e circulação aberta.

c) As fases são: ovo - larva ou lagarta - pupa ou crisálide - adulto.



12. (FUVEST)
Como chegavas do casulo,
- inacabada seda vida -
tuas antenas - fios soltos
da trama de que eras tecida,
e teus olhos, dois grãos da noite
de onde o teu mistério surgia.

a) A que filo e classe pertence o animal de que falam os versos?
b) Qual a seqüência dos estágios de seu desenvolvimento?


Resposta:
a) O animal a que se referem os versos pertence ao Filo dos Artrópodes e à classe dos Insetos.

b) Os versos citam que esse animal tem casulo, portanto deduzimos que passa por metamorfose completa. Esse inseto, no seu desenvolvimento, passa pelas fases de: ovo - larva ou lagarta - pupa ou crisálide (casulo) e adulto.


13. (VUNESP) José e Carlos estão caminhando por um parque e observam, presas ao tronco de uma árvore, "cascas", que José identifica como sendo de cigarras. Especialistas chamam essas cascas de exúvias. José conta a Carlos que a tradição popular diz que "as cigarras estouram de tanto cantar", explica que as cigarras são insetos e descreve o número de apêndices (patas) encontrados em um inseto generalizado.

a) Do ponto de vista biológico, é correto afirmar que exúvias são restos do corpo de cigarras que "estouraram de tanto cantar"? Justifique a sua resposta.
b) Qual o número de apêndices encontrados no tórax de um inseto adulto generalizado?



Resposta:
a) Não é correto. As exúvias são exoesqueletos quitinosos abandonados pelas cigarras no processo de muda ou ecdise que sofre esse animal. O esqueleto velho é abandonado e forma-se um novo esqueleto, o qual, progressivamente, vai se solidificando. É exatamente durante esse processo que o inseto cresce.

b) No tórax de um inseto vamos encontrar seis patas articuladas e um ou dois pares de asas.


14. (UNIFESP) Os quadrinhos retirados da Folha de São Paulo (03.10.2000) fazem referência ao exoesqueleto.


a) O exoesqueleto é uma característica exclusiva dos insetos? Justifique.
b) Cite uma vantagem e uma desvantagem adaptativa decorrentes da presença do exoesqueleto.


Resposta:
a) Não, o exoesqueleto aparece também nas demais classes de artrópodes. (A maioria dos moluscos possui uma concha externa que pode funcionar como um exoesqueleto).

b) Uma vantagem adaptativa é a proteção contra predadores e principalmente contra a perda de água;
uma desvantagem é o crescimento, que fica limitado pela rigidez do exoesqueleto. Ele acontece apenas na época da perda do esqueleto velho e a formação completa do esqueleto novo.


15. (UNICAMP) A cigarra e a formiga são personagens de uma fábula que enaltece o trabalho. A biologia dos grupos aos quais pertencem esses insetos explica o diferente papel desempenhado por eles na fábula. No verão, encontram-se cascas de cigarras presas nas árvores ou no chão. Há uma crença popular de que as cigarras "arrebentam de tanto cantar".

a) Que aspecto da biologia das formigas justifica sua associação com o trabalho?
b) Qual a função do canto das cigarras?
c) As cascas não são cigarras mortas. Explique o que representam essas cascas


Resposta:
a) A sociedade das formigas é subdividida em castas, com nítida divisão de trabalho. No formigueiro observam-se operários, soldados e indivíduos reais relacionados à reprodução.

b) O "canto" das cigarras, denominado estridulação, somente é realizado pelos machos com a finalidade de atração sexual.

c) As "cascas" das cigarras são exoesqueletos antigos, abandonados após a muda ou ecdise.


16. (UNIFESP) A revista Ciência Hoje (nº 140, 1998) publicou um artigo relatando que pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz desenvolveram uma vela preparada com o bagaço da semente de andiroba, cuja queima é capaz de inibir o apetite das fêmeas do mosquito Aedes aegypti .
a) Cite doenças transmitidas por este mosquito.
b) Explique, através do mecanismo de contágio, como a vela de andiroba pode colaborar na diminuição da proliferação desta doença.





c) Cite três medidas de prevenção e/ou combate ao inseto transmissor da dengue

Resposta:
a) O Aedes aegypti pode transmitir a dengue e a febre amarela.

b) As fêmeas do mosquito são hematófagas, isto é, alimentam-se de sangue. Esses insetos adquirem os vírus da dengue ou da febre amarela quando picam pessoas doentes ou reservatórios silvestres das mesmas (animais silvestres contaminados). Ao picar pessoas sãs, transmitem os vírus para elas. Assim, se a queima das velas inibe o apetite das fêmeas desses mosquitos, haverá uma diminuição na proliferação dessa doença.

c) Os ovos do A. aegypti são depositados pela fêmea nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à superfície da água. A larva se desenvolve em água parada e limpa e todo o processo (do ovo ao mosquito adulto) demora de sete a dez dias. Para evitar a proliferação do mosquito, os reservatórios de água devem ser vedados; garrafas e embalagens que possam acumular água devem ser esvaziadas e colocadas de cabeça para baixo; pneus devem ser guardados em locais secos e protegidos da chuva e as plantas em recipientes com água devem ser passadas para a terra ou a água deve ser trocada a cada quatro dias e o recipiente lavado para eliminar os ovos. Além disso, pode-se também utilizar inseticida para eliminar os adultos. A dengue é uma doença provocada por vírus e não há tratamento específico. Por isso, a prevenção e o combate ao mosquito são fundamentais para o controle dessa doença.



17. (VUNESP) "O crescimento do Ecoturismo é um dos principais responsáveis pelos surtos de febre amarela nos últimos anos. Na busca do contato com a natureza, o homem também se aproxima do mosquito Haemagogus, que transmite a forma silvestre (selvagem) da doença, a partir de macacos infectados".
(Jornal "O Estado de S. Paulo", 3.3.2001, p. A2.)

a) Qual o nome do mosquito transmissor da febre amarela nos centros urbanos? Que outra doença é transmitida por esse mesmo vetor?
b) De que forma a febre amarela contraída nas matas pode ser disseminada na população que vive nos centros urbanos?
c) O uso generalizado de antibióticos no combate a essa doença resolveria o problema? Justifique sua resposta.
 
Respostas:
a) Aedes aegypti'. Este mosquito também transmite a dengue.


b) Pessoas que adquiriram a doença na mata são picadas pelo vetor (causador) urbano. Uma vez contaminado com o vírus, o mosquito vetor o transmite, através da picada, aos seres humanos que vivem nas cidades.

c) Antibióticos somente são indicados na terapia de doenças causadas por bactérias.




Muitos artrópodes são vetores de doenças humanas, como os mosquitos transmissores da febre amarela (Aedes aegypti e Haemagogus sp), malária (Anopheles sp), dengue (Aedes aegypti) e filariose (Culex sp).

Outros artrópodes, como escorpiões e aranhas, ao picarem o homem podem inocular veneno.

As classes de artrópodes que têm maior importância médica são as classes dos Insetos e dos Aracnídeos.

4 comentários:

  1. Delza,muito obrigada vou estudar também por esses exercícios.
    Bjinhos Luiza

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  2. Delza, passei aqui e vi as atividades, estudarei através delas

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  3. Delza que bom que voltou! adorei os exercícios,que são ótimos para estudar,abraços,
    Lorena

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  4. Ei Delzinha, vi aqui esses exercícios e vou estudar muito ! Pode ter certeza! Quero fechar aquela prova , kkkk. Até Segunda, mil beijinhos,
    Ianinha

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